terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Notícias SOS MATA ATLÂNTICA

Rede das Águas, programa de mobilização e monitoramento da qualidade da água voltado  a engajar cidadãos e organizações em ações de conservação, recuperação e gestão participativa da água, por bacias hidrográficas. Para isso, desenvolve e dissemina metodologias, promove educação ambiental e reúne os projetos da Fundação SOS Mata Atlântica relacionados ao tema e à políticas públicas de água e florestas.
Esse esforço teve início em 1991, com a campanha em prol da recuperação do Rio Tiête, em parceria com a Rádio Eldorado, consagrada como a maior petição realizada até então no país, por uma causa ambiental. Reuniu 1,2 milhão de cidadãos em um abaixo-assinado que pressionou o  Governo de São Paulo e resultou no Projeto de Despoluição do Tietê. Para manter a sociedade mobilizada a Fundação criou  o Núcleo União Pró-Tietê. E, de 1993 a 2000, desenvolveu e aperfeiçou metodologias e ampliou as ações de mobilização em defesa de rios e bacias hidrográficas para outras regiões do bioma, transformando-o na Rede das Águas.
O primeiro projeto concebido pela Fundação para a água foi denominado Observando o Tietê, que há mais de duas décadas reúne dados da qualidade da água e indicadores de percepção da sociedade e é mantido como ferramenta de acompanhamento e controle social do Projeto de Despoluição do Tietê e do seu sub-programa, Córrego Limpo, executados na Região Metropolitana de São Paulo.
Para agregar outras bacias hidrográficas, esse projeto foi ampliado e passou a se chamar “Observando os Rios”. A metodologia, desenvolvida especialmente para a Fundação por Samuel Murgel Branco e Aristides Almeida Rocha, com a contribuição de muitos especialistas, se vale da percepção e de kits de análise  para aferir o Indice de Qualidade da Água ( IQA) e conta com ferramentas de gestão a distância e bancos de dados que permitem que seja utilizada por grupos de monitoramento que integram a Rede das Águas, em diversos rios e mananciais.  Além do monitoramento permanente nas bacias hidrográficas,  são realizadas coletas e análises pontuais em rios dos 17 Estados da Mata Atlântica, em parceria com outros projetos, ações e atividades da Fundação e de parceiros.

A Rede das Águas também promove cursos, campanhas e eventos de mobilização realiza expedições técnicas e atua em Comitês e Organismos de Bacias Hidrográficas no aperfeiçoamento de políticas públicas de gestão da água e das florestas.
Outros artigos no link abaixo :


Nenhum comentário:

Postar um comentário